A qualificação necessária para que um profissional possa ministrar aula nos cursos de formação de bombeiro profissional civil esta disciplinada na Norma Brasileira 14.608/07 da ABNT e , em especial, no Estado de São Paulo, também esta regulada pela Portaria nº CCB-008/600/14 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

 

O instrutor de Bombeiro Civil deve ser qualificado na matéria que pretende ministrar ou em todas de acordo com sua preferência.

 

Além da qualificação prevista na norma o instrutor, em São Paulo, também deve estar credenciado junto ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
 
Abaixo mencionamos cada matéria e a qualificação necessária ao instrutor:
 
1. Instrutor de Primeiros Socorros
1.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio;
1.2. Formação em primeiros socorros, com carga horária mínima de 240 horas/aula, realizada em instituição oficial nacional ou estrangeira ou realizada em empresa de formação e especialização de equipe de emergência, legalmente constituida.
1.3. Formação em técnica de ensino com carga horaria mínima de 40 horas/aula. 
 
2. Instrutor em atividades operacionais de bombeiro profissional civil
2.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
2.2. Ter formação em atividades operacionais de bombeiro profissional civil com carga horária mínima de 40h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
2.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
3. Instrutor em equipamento de proteção individual (EPI) e equipamento de proteção respiratória (EPR)
3.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
3.2. Ter formação em EPI e EPR com carga horária mínima de 40h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
3.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
4. Instrutor em equipamentos de combate a incêndio
4.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
4.2. Ter formação em equipamentos de combate a incêndio com carga horária mínima de 40h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
4.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
 
5. Instrutor de fundamentos de análise de risco
5.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
5.2. Ter formação em fundamentos de análise de risco com carga horária mínima de 140h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
5.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
6. Instrutor em prevenção e combate a incêndio
6.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
6.2. Ter formação em prevenção e  combate a incêndio com carga horária mínima de 200h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
6.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
7. Instrutor em produtos perigosos
7.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
7.2. Ter formação em produtos perigosos com carga horária mínima de 80h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
7.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
8. Instrutor em salvamento terrestre e em altura
8.1. Ter nível escolar igual ou superior ao ensino médio.
8.2. Ter formação em salvamento terrestre e em altura com carga horária mínima de 80h, realizada em instituição oficial de ensino médio ou estrangeira, ou empresa de formação e especialização de equipes de emergência, legalmente constituída.
8.3. Ter formação em técnicas de ensino com carga horária mínima de 40h em instituição de ensino nacional ou estrangeira.
 
A Academia de Bombeiro Arco de Fogo é uma empresa de formação e especialização de equipes de emergência legalmente constituida e ministra o curso de formação de instrutor em módulos no sentido de que quando mais modulos o profissional frequentar para mais materias será habilitado.
 
Subsidiarimante a Academia Arco de Fogo proporcionará aos formandos dos cursos a elaboração do processo para solicitação de credenciamento junto ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
A Academia Arco de Fogo fará a montagem de todo o processo para que o formando solicite junto ao Corpo de Bombeiros seu credenciamento como Instrutor da matéria cursada.
INCENDIO 2.jpg
3.jpg
curso NR 20 intermediário.jpg
aula_de_resgate_para_bombeiros_2.jpg